As Visual Novels são jogos focados em enredo com características muito similares aos os jogos de aventura em texto que surgiram no inicio de 1970. Neles o jogador acompanha uma historia por meio de textos, musicas e imagens. Em momentos chaves desses jogos o jogador deve decidir que caminho o protagonista deve seguir e, desta forma, o jogo avança. O desenvolvimento de sua trama costuma depender das escolhas que os jogadores fazem durante o jogos.
As primeiras visual novel que tive contato foram algumas que joguei no emulador de Game Boy Advance (Love Hina Advance e Card Captor Sakura: Sakura Card-hen). Mais recentemente volutei a me interessar por elas apos encontra no site do Kick Starter um projeto chamado Dysfunctional Systems, mas recentemente um projeto brasileiro chamado Soul Gambler, os projetos do Bento Smile e Nami.
Ren’Py:
Ao buscar uma ferramenta que possibilita-se a construção desses games encontrei o Ren’Py é um engine para a criação de Visual Novels baseado em Python. Ele possibilita o uso deu imagens, músicas e textos em um modelo de interface básica que pode ser posteriormente customizada.
Cadastre-se aqui com seu e-mail