365-Indies Game Jam – 2016, 2017 e 2018


Umas das melhores geme jams online organizada por brasileiros em que já participei foram as edições da 365-Indies Jam (2016, 2017 e 2018). Elas foram organizadas por Kiliano Lopes criador do canal 365-Indies, inicialmente a proposta deste canal foi de jogar um jogo indie em dia do ano e fazer comentários sobre sua relevância no mercado, arte e level design. 

Um ano antes ele incentivou o pessoal da comunidade do grupo que ele criou no Facebook a participar da Game Boy Jam 3. Esta chamada foi um grande sucesso e muita gente engajou no desafio. Durante dez dias desenvolvemos vários protótipos e por causa da forca da comunidade o jogo TIM_ desenvolvido por Kiliano acabou ficando em segundo colocado na classificação geral.  

  

Eu também desenvolvi um protótipo o Aliens Taste My Sword, mas por ter esquecido de substituir alguns dos tilesets que utilizei como base terem direitos autorais de outro desenvolvedor, meu projeto foi desclassificado e removido da jam. Isso me ensinou a prestar mais atenção nos assets que utilizo no inicio do projeto e substituí-los adequadamente por conteúdo original antes de fazer a build final do projeto.

  

Apos esta introdução vou comentar um pouco mais sobe os eventos e as experiências que tive neles.

365-Indies Jam - 2016

Esta foi a primeira edição da 365-Indies Jam, com o seu anuncio toda a comunidade que seguia a canal ficou empolgada e gerou um  um grande engajamento ao submeterem 78 jogos.  No final dela lembro que o Kiliano estava bastante feliz e não imaginava que esta quantidade de projetos poderia ser atingida.

A baixo o video de chamada para a jam:


Ele também fez vários videos com dicas de como gerenciar o tempo e qual deveria ser o escopo dos projetos para que eles fiquem prontos durante o período de sete dias do evento.

A baixo os videos com as dicas:




O tema desta jam foi: "Isso não deveria estar aqui" . Este tema gerou muitas ideias interpretasse e deixou o pessoa da comunidade ainda mais empolgado. 

A baixo o video de anuncio do tema:


Neste evento o Kiliano veio com uma proposta bem interessante de desenvolver um jogo, o Duck Nukum, quanto fazia lives no You Tubre mostrando o seu processo de criação das artes, level design e programação utilizando a engine Construct 2, a mesma que ele utilizou quando fez o TIM_.  

 

Eu queria participar desta jam, mas estava sem tempo de fazer uto sozinho então convidei o Vítor Soares (Musicas, SFX e narração), o Lucas Lima (Arte), o Maximiliano Guerra (Programação e game design), completando a equipe comigo Saulo Daniel (Programação e game design). 

Depois de um brainstorm acabamos chegando na ideia de um jogo de plataforma inspirado em jogos metroidvania e no FLAPPY BIRD. Onde um pombo e enviado para uma masmorra de um terrível mago que sequestrou a princesa.

Os dias foram se passando é o pessoal produziu bastante coisa e conseguimos montar o protótipo do PruPru Tales. Ele ficou com um pouco menos de conteúdo e mais difícil doque esperávamos, mas ficou bem engraçado.



Veja no video a baixo a abertura do jogo cantada pelo Vítor Soares que deu um charme especial para este protótipo:

Apos o período de votação tivemos o anúncio do vencedor da jam foi o Super 365 Quest. Que ficou bem minimalistas mas bastante polido em suas mecânicas.


A baixo o video de encerramento para a jam e o anuncio do vencedor:


Uma outra coisa internaste que aconteceu foi a vitalização do jogo What the Box? produzido por Daniel SnD, um fps de caixas em que o jogador pode facilmente se esconder no cenário para acertar o seu adversário de surpresa. Ele estava em uma fase desanimada devido a o mau desempenho das vendas do seu primeiro jogo comercial o Rocket Fist na Steam. Este sucesso repentino possibilitou com que ele continua-se a trabalhar com jogos digitais autorais e hoje ele já tem diversos outros jogos produzidos sua empresa a Bitten Toast Games.

 

365-Indies Jam - 2017 

Esta foi a segunda edição da 365-Indies Jam, com o sucesso da edição passada o canal e a comunidade acabou crescendo bastante. Isso criou uma grade expectativa. O engajamento desta vez superou o da edição anterior do evento e foram submetidos 101 jogos.

A baixo o video de chamada para a jam:


Mais uma vez o Kiliano fez uma serie de videos com dicas para a jam, trazendo muito mais conteúdo doque da ultima vez. 

A baixo os videos com as dicas:





O tema desta jam foi: "A Morte é útil". Em jogos a morte pode ser útil de varias formas e encontra um jeito criativo de utiliza-la na game play foi um desafio que criou varias mecânicas bem divertidas.

A baixo o video de anuncio do tema:


Resolvi novamente participar desta jam e para isso convidei o Vítor Soares (Musicas, SFX e narração), o Lucas Lima (Arte), o Ricardo Luiz (Programação e game design), completando a equipe comigo Saulo Daniel (Arte e game design). 

Depois de um brainstorm acabamos chegando na ideia de um jogo em que a morte se torna uma idolo pop para conseguir coletar as almas de seus fãs com o intuito de voltar a ser a soberana do submundo. Assim surgiu o conceito do Kawaii Deathu Desu. A mecânica do protótipo foi em parte inspirada no One Finger Death Punch, mas sem a movimentação vertical, mas posteriormente quando voltamos a trabalhar nele para transforma-lo em um produto comercial do Pippin Games Studio, a adicionamos. 

  

Atualmente ele está disponível na Steam e planejamos também brevemente disponibiliza-los para consoles.

Link da Pagina do Jogo no Steam: 

https://store.steampowered.com/agecheck/app/1102880/

Apos o período de votação tivemos o anúncio do vencedor da jam foi o What Kills You Makes You Stronger!! A Magician’s Quest for Immortality. Novamente um jogo bem minimalista.

  

A baixo o video de encerramento para a jam e o anuncio do vencedor:



365-Indies Jam - 2018

Esta foi a terceira edição da 365-Indies Jam, com o seu anuncio novamente a comunidade se empolgou, mas agora com as experiências das jams passadas muitos dos membros resolveram formar equipes com outras pessoas do grupo. Assim foram submetidos apenas 61 jogos, mas eles tiveram uma boa elevação na qualidade de seu audio, artes e level design. 

A baixo o video de chamada para a jam:


Ele também fez novamente vários videos com dicas de como participar da jam e da importância das game jams par aos desenvolvedores.

A baixo os videos com as dicas:




O tema desta jam foi: "Cada escolha é uma sentença". Pensar em algo para utilizar este tema foi um desafio bem internaste e fiquei bastante impressionado com o que o pessoal produzil baseado nele.

A baixo o video de anuncio do tema:


Desta vez eu e o pessoal da Pippin Games Studio, já tínhamos uma equipe bem estabelecida contando com Daniel Geber (Musicas, SFX e narração), o George Franklin (Arte), o Ricardo Luiz (Programação e game design), completando a equipe comigo Saulo Daniel (Arte e game design). Eu convidei eles para participarem dela pois esta jam avia se tornado uma jam clássica para mim assim como é a Global Game Jam.

Depois de um brainstorm acabamos chegando na ideia de um jogo em que um explorador submarino enfrenta criaturas marinhas junto com algumas outras recrutadas recrutadas antes dele entra para explorar uma caverna. Os movimentos de exploração e ataque não feitos a se utilizar de cartas aleatórias que ficam sendo adicionada a uma lista. Uma mecânica be parecida com a de Dungeon & Girls: Card RPG. Assim surgiu o Marine.

  

Apos o período de votação tivemos o anúncio do vencedor da jam foi o Alfrodo's Dungeon. A arte, audio a mecânicas ficaram bem legais.

  

A baixo o video de encerramento para a jam e o anuncio do vencedor:


365 indies Jam - 2019

Em 2019 o Kiliano teve alguns problemas é não pode fazer o evento como nos outros anos em que ele ficava mais ativo com a comunidade. Mas ele montou o 365 indies Jam Projetos Inacabados, que veio com a proposta dos desenvolvedores pegarem algum projeto inacabado que estava guardado na gaveta e revivê-lo e finaliza-lo para que fique jogável. Por conta disso o numero de submissões foram poucas, apenas 15 jogos

Por estar ocupado ainda com a produção do Kawaii Deathu Desu, eu não consegui participar dela. Espero que em 2020 as coisa estejam melhores e que o Kiliano possa mais uma vez fazer um evento bem mais engajado juntamente com o seu canal do 365-Indies.

Próxima Postagem
« Postagem Anterior
Postagem Anterior
Próxima Postagem »